way2themes
way2themes
way2themes
way2themes
way2themes

Depen pede transferência de 23 presos

Por: | 08:12 Deixe um comentário

MEDIDA TENTA MINIMIZAR A SUPERLOTAÇÃO DA UNIDADE CARCERÁRIA.
COM CAPACIDADE OFICIAL PARA 38 PRESOS E 206 DETENTOS, O DEPEN E VARA CRIMINAL DE ARAPONGAS ESTÃO SOLICITANDO A TRANSFERÊNCIA IMEDIATA DE 23 PRESOS JÁ CONDENADOS PARA UNIDADES CARCERÁRIAS DE LONDRINA. O OFÍCIO FOI ENCAMINHADO NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA.
DE ACORDO COM O CHEFE DE CADEIA PÚBLICA DA 4º REGIONAL, RESPONSÁVEL PELA CARCERAGEM DA DELEGACIA DE ARAPONGAS, LUIZ CARLOS REGIS LIMA JÚNIOR, A REGIONAL DE ARAPONGAS É QUE A ESTÁ EM PIOR SITUAÇÃO NA REGIÃO. “POR ENQUANTO NÃO HÁ NENHUM POSICIONAMENTO SOBRE O PEDIDO, NO ENTANTO, ACREDITO QUE SE O JUDICIÁRIO NÃO CONSEGUIR VAGAS NAS UNIDADES DE LONDRINA PARA OS PRESOS DE ARAPONGAS, ELE DEVERÁ REMETER O REQUERIMENTO À CENTRAL DE VAGAS PARA QUE ELES SEJAM REMANEJADOS PARA OUTRAS”, EXPLICOU.
A TRANSFERÊNCIA DOS CONDENADOS DEPENDE DO DEFERIMENTO DO JUIZ RESPONSÁVEL PELA VARA DE EXECUÇÕES PENAIS DE LONDRINA, KATSUJO NAKADOMARI.
A SITUAÇÃO CAÓTICA DA CARCERAGEM EM ARAPONGAS JÁ MOTIVOU UMA AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR PARTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO. NA OCASIÃO, A JUÍZA DA 1ª VARA CRIMINAL DE ARAPONGAS, RAPHAELLA BENETI CUNHA, ACATOU O PEDIDO DA PROMOTORIA, DETERMINANDO INTERDIÇÃO DA CADEIA ATÉ QUE UM NOVO PRESÍDIO FOSSE CONSTRUÍDO. NO ENTANTO, O ESTADO RECORREU DA DECISÃO E UM ACORDÃO ACABOU REFORMANDO TODA A SENTENÇA, ALEGANDO QUE A JUÍZA NÃO TERIA COMO INTERFERIR NA ESFERA DE AÇÃO DO PODER EXECUTIVO. “TUDO O QUE ESTAVA DENTRO DAS MINHAS CONDIÇÕES ENQUANTO JUÍZA FOI FEITO. AGORA ESTAMOS OFICIANDO PARA TENTAR ESTAS TRANSFERÊNCIAS PARA LONDRINA, MAS LÁ A QUESTÃO É TÃO PROBLEMÁTICA QUANTO AQUI. NÃO PODEMOS SIMPLESMENTE JOGAR O PROBLEMA PARA O NOSSO VIZINHO PORQUE, ASSIM COMO NÓS, LÁ ELES TAMBÉM ENFRENTAM O PROBLEMA DA SUPERLOTAÇÃO”, DEFENDE ELA.
EMBORA A CAPACIDADE ESTRUTURAL DA DELEGACIA DE ARAPONGAS ATUAL SEJA PARA 38 PRESOS, A UNIDADE CONTA HOJE COM 206.
A JUÍZA RAPHAELLA FOI A RESPONSÁVEL PELA REATIVAÇÃO DO CONSELHO DA COMUNIDADE QUE, EM PARCERIA COM A POLÍCIA CIVIL DE ARAPONGAS, ESTÁ CONCLUINDO UM COMPLEXO COM RECURSOS PRÓPRIOS PARA AUMENTAR A QUANTIDADE DE VAGAS NA DELEGACIA. “A SUPERLOTAÇÃO É HOJE A VIOLAÇÃO PURA E SIMPLES DA DIGNIDADE HUMANA.
A SITUAÇÃO É NOTORIAMENTE PÉSSIMA. ARRISCO DIZER QUE É A MAIS CAÓTICA DE TODO O ESTADO. TENHO FEITO TUDO O QUE ESTÁ AO MEU ALCANCE PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO. COM VERBAS PRÓPRIAS E SEM NENHUM DINHEIRO DO ESTADO, NÓS, DO CONSELHO DA COMUNIDADE, UNIMOS FORÇAS E ESTAMOS EM FASE DE CONCLUSÃO DE UM NOVO COMPLEXO NA UNIDADE PARA ACOMODAR MAIS PRESOS E CONSEGUIR AMENIZAR O PROBLEMA DE FORMA PALIATIVA”.
ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS MAIS SEIS CELAS COM CAPACIDADE PARA SEIS DETENTOS CADA, O QUE RESULTARÁ NUM TOTAL DE 36 NOVAS VAGAS NA CARCERAGEM. A PREVISÃO É DE QUE, NO PRÓXIMO MÊS, O NOVO COMPLEXO JÁ ESTEJA PRONTO.






FONTE: TNONLINE

0 comentários:

Postar um comentário